30.9.15

Algumas dicas para quem começar o próprio negócio












Já há algum tempo que sou proprietária de um pequeno negócio de catering, foi algo que construi ao longo dos anos com muito esforço e dedicação, mas como sabem quem corre por gosto não cansa, quando comecei não podia imaginar que em tão pouco tempo conseguiria alcançar tantos objectivos. Através de tentativa/ erro fui aprendendo algumas coisas pelo caminho, penso que poderão ser uteis para quem tem ou deseja vir a ter o seu próprio negócio.

Criar uma boa base de contactos, contactos são clientes ou possíveis clientes e geralmente esse é um factor importantíssimo para que o negócio resulte. Aprendi que nunca podemos subestimar a importância do networking, conhecer pessoas com outros negócios e outras perspectivas faz-me avaliar-me e progredir. Há diversas formas de criar uma base de contactos e usar o social media é essencial, no entanto este é um processo moroso e no inicio o mais importante é a qualidade e não a quantidade. Tratar com muito carinho a nossa base de contactos, nem que sejam apenas 2 nomes.

Uma boa gestão de tarefas, no início de qualquer pequeno negócio é quase sempre um one man show, temos que nos desdobrar e fazer um pouco de tudo: relações públicas, contabilidade, manutenção, a lista de tarefas pode ser interminável, afinal estamos a alimentar um pequeno monstrinho. Desta forma é muito importante ter consciência do tempo que nos podemos dedicar e qual a melhor maneira de o rentabilizar. Geralmente escrever listas de tarefas diárias ajuda-me muito e é sempre uma satisfação fazer um visto num objectivo alcançado.

Saber delegar e pedir ajuda, apesar do negócio estar muito dependente de nós temos que saber que não conseguimos fazer tudo e que não somos bons em tudo. Saber delegar pode ser bastante difícil, é como deixar o nosso bebé com outra pessoa. Encontrar pessoas de confiança e que achamos talentosas em determinada área é a melhor forma de tornar este processo mais fácil

Ver as falhas como lições e não como erros, errar é humano e nunca conheci ninguém que nunca tenha errado, apesar da sensação não ser a mais agradável há sempre uma lição a tirar. No início é normal haver uma maior margem para falhas ou lacunas, a boa notícia é que com a experiencia isso tem tendência a dissipar-se.


2 comentários:

  1. Nos tempos que correm e dada a precariedade dos trabalhos,por vezes ser dono do próprio "nariz" é uma mais valia. Apesar de todas as responsabilidades e encargos que existem, acredito que cada um de nós pode de alguma forma fazer a diferença, no entanto é preciso ter esse bichinho e auto motivação para que tudo dê certo. Parabéns pelo seu sucesso e crescimento, não posso deixar de dizer que sinto alguma inveja, saudável, claro! E espero um dia poder ser também dona do meu "nariz". Continuação de muitos sucessos e sorrisos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!