29.9.15

Um clássico puré de batata caseiro/ Homemade mashed potatoes






















































O que fazer quando a vida nos dá um saco de batatas? A lista pode ser bastante grande, há tantas coisas deliciosas para fazer com umas boas batatinhas. A minha amiga Ana ofereceu-me um grande (mesmo grande) saco de batatas biológicas, por isso ultimamente tenho-me consulado com receitas à base deste tubérculo. A verdade é que nada pode correr mal com um clássico e confesso que tinha saudades de um bom puré de batata caseiro…

What to do when life treats you with a bag of potatoes? Well, the list is extend being potatoes such a versatile ingredient. My dear friend Ana offered me a big, I mean really big, bag of organic potatoes. Since then I’ve been happily enjoying lots of potatoes recipes. I strong believe that nothing can go wrong with a good classic, when a homemade mashed potatoes is as classic as you get…


Ingredientes (6 doses):
1 kg de batatas
1 colher de café de sal grosso
50 ml de natas
50 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
Sal fino, pimenta e noz-moscada a gosto

Ingredients (6 portions):
1 kg potatoes
½ tablespoons sea salt
50ml cream
50ml milk
1 tablespooon butter
Salt, pepper and nut meg























































Preparação:
1- Descascar, lavar e partir as batatas em quartos. Colocar as batatas num tacho com o sal grosso, juntar água até estarem totalmente cobertas. Deixar cozer, tapadas, cerca de 30 minutos a lume alto ou até que se desfaçam facilmente com um garfo.
2- Aquecer e derreter a manteiga com as natas no microondas ou ao lume até os ingredientes estarem completamente ligados. 
3- Quando as batatas estiverem prontas escorra-as e coloque-as numa taça grande, verter o preparado de natas e manteiga sobre as batatas. Vá desfazendo as batatas com um esmagador de batatas ou um garfo, juntar pouco a pouco o leite.
4- Bater todos os ingredientes e juntar mais leite se necessário até obter uma boa consistência. Temperar com sal fino, pimenta e noz-moscada a gosto.

Method:
1-Peel, wash and dice the potatoes. Boil the potatoes salted hot water about 30 minutes or until they are well done and soft.
2-Melt the butter with the cream at the microwave or stove and mi them together.
3-Drain the potatoes and transfer them to a big bowl, pour over the butter-cream mix, mash the potatoes and add slowly the milk.
4-Mix all together and add more milk if necessary. Season with salt, pepper and nutmeg.

3 comentários:

  1. O Marco é adepto do puré à moda do Joël Robuchon. E mais não digo...

    ResponderEliminar
  2. Não há comida mais reconfortante para mim do que um belo puré caseiro! Faz-me lembrar a casa da minha mãe e sabe mesmo bem! Mas quando dizes que é simples.. olha que não é bem assim, contam-se pelos dedos as pessoas que não sabem fazer purê e que já me serviram puré instantâneo em jantares.. juro fico doente... aquilo nem a batata sabe! Um beijo para ti

    ResponderEliminar
  3. Comida de conforto, adoro puré de batata, cremoso e saboroso.
    Faço poucas vezes mas quando faço como logo uma bela pratada!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!