30.4.15

Hummus de cenoura assada




















































Quando era pequena havia lá por casa um remédio milagroso capaz de curar qualquer leve constipação, um remédio tão saboroso que até dava vontade de fingir uma pequena tosse de quando em vez, estou a falar do clássico xarope de cenoura.
O sabor adocicado da cenoura ficou-me marcado na memória graças a este xarope e longe vão os tempos em que apenas comia cenoura por razões medicinais. Agora a cenoura faz parte da minha dieta alimentar de inúmeras maneiras, sopas, estufados, saladas, bolos e até em hummus.































Ingredientes:
3 dentes de alho
Rosmaninho
500gr de cenoura
Sementes de sésamo tostadas para decorar
Sal grosso e pimenta
500gr grão-de-bico cozido
50ml de azeite extra virgem


Preparação:
1-Colocar num tabuleiro de forno regado com azeite as cenouras descasadas e os alhos, polvilhar sal grosso, pimenta e rosmaninho. Levar ao forno.
2-Colocar num copo a cenoura assada, os alhos, assim como o líquido do assado. Acrescentar os restantes ingredientes (grão-de-bico e azeite) e triturar. Finalizar com as sementes de sésamo.

3 comentários:

  1. O sabor desse xarope é transversal a várias gerações :) e talvez por ele o sabor da cenoura nos seja tão familiar e querido.
    Adoro hummus, mas nunca me lembrei de lhe juntar a cenoura - mas agora que o fizeste vejo o quão deliciosa pode ser esta combinação!
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
  2. Ah... eu uso esse xarope com os meus filhos e podes acreditar que não há nada melhor para a tosse. E claro, o Rafa pede sempre cenourinhas (as rodelinhas que ficam no xarope). Eles adoram... e eu também.
    E aqui está uma excelente sugestão para cenouras, sem dúvida.
    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Gosto disto. Tb gostava do xarope de cenoura. Já o chá de casca de cebola, urgh!

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!