24.8.12

Ganashe de chocolate

Receita para todos os viciados em chocolate anónimos:
*Viciados em chocolate moderados: este molho cremoso é ideal como recheio de bolachas, para cobrir e rechear bolos.
*Viciados em alto grau: servir como sobremesa acompanhado com fruta ou gelado.
*Viciadíssimos: comer á colherada como se não houvesse amanhã!





Ingredientes:
200gr de chocolate de culinária em barra
200 ml de natas cremosas
50gr de manteiga

Preparação:
1- Banho-Maria: coloque uma taça, apta para altas temperaturas, sobre uma panela com um fundo de água a ferver. Preferencialmente, a taça não deve entrar em contacto directo com a água.
2- A taça deve conter o chocolate partido em pedaços pequenos, a manteiga e o açúcar (caso deseje servir como sobremesa,ver comentários em baixo). Deixe que os ingredientes se derretam e misturem lentamente, mexa de vez em quando.
3- Quando os ingredientes estiverem totalmente derretidos e misturados, acrescente as natas em fio. Mexa o preparado com movimentos circulares contínuos, do centro para os lados, durante aproximadamente 5 minutos.
4- Retire a taça do lume e deixe arrefecer totalmente. Guarde no frigorífico até utilizar.



*Comentário: Se pretender usar como cobertura de bolo, adicione mais manteiga para um efeito mais brilhante. Para servir sozinho como sobremesa, pode adicionar uma colher de sopa de açúcar em pó.
*Notas de Conservação: guarde no frigorífico num recipiente próprio fechado, durante 1 a 2 dias, se quando retirar do frigorífico o ganashe estiver demasiado duro para barrar aqueça ligeiramente no microondas e mexa. Se desejar pode congelar durante 15 dias no máximo. Deixe descongelar lentamente no frigorífico antes de usar.


 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por visitar o meu blogue!