31.1.13

Sopa de abóbora assada


A primeira vez que vi esta sopa foi no blog Cinco Quartos de Laranja  e a receita foi directamente para a minha lista de espera de “receitas a fazer num futuro próximo”, que cresce a cada dia que passa. Como no inverno não pode faltar uma sopa bem quentinha, arregacei as mangas e adaptei a receita ao meu gosto, aqui fica o resultado… 


Ingredientes (2 a 4 doses):
1 abóbora- menina  (cerca de 500gr)
4 dentes de alho
2 cebolas
Fio de azeite
Sal grosso e pimenta preta a gosto
Coentros frescos (ou salsa) para guarnecer




Preparação:

1-Parta a abóbora a meio e retire as sementes, Faça cortes na diagonal em toda a superfície da abóbora, para que asse mais rápido. Coloque 2 dentes de alho nas covas e tempere tudo com sal e pimenta a gosto. Leve a assar em forno pré-aquecido a 200ªC cerca de 30 minutos.


2-Pique as cebolas e leve-as ao lume regadas com um fio de azeite, quando estiverem amolecidas junte os alhos assados e a polpa da abóbora. Mexa tudo durante alguns segundos.

3-Acrescente água quente até cobrir toda a mistura, mexa por mais 1 a 2 minutos. Reduza tudo a puré e rectifique os temperos. Sirva com os pés de coentros frescos.  






10 comentários:

  1. Esta sopa é mesmo boa para mim! Um creme de abóbora sabe sempre bem :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. ontem assei abóbora e hoje fiz um almocinho com ela :) nunca tinha experimentado é é muito muito bom :) em sopinha deve ficar uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  3. Ana,

    Volta e meia uso abóbora nas sopas e gosto, já o pessoal lá de casa é mais esquisito, nem sempre aprovam...
    Mas confesso que nunca a usei assim, assada, acredito que o sabor altere e possivelmente para melhor ! :)

    O aspecto do creme é lindíssimo ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Esta sopaa ficou com um ar bem reconfortante... que delicia!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  5. Vou daqui aconchegadinha com esta sopa hummm

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  6. O sabor da abóbora assim deve ser muito bom. As fotos, mais uma vez, estão divinais.

    ResponderEliminar
  7. Olá! descobri agora o teu blog tão lindo e tão inspirador! Fiquei fã, naturalmente! Gostaria de te convidar para conheceres a minha casa e espero que te sintas tão bem por lá, quanto eu me sinto por aqui!
    beijinhos


    http://cottoncandy-peaches@blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Está com óptimo aspecto a sopa! Eu adoro sopa de abóbora :) junto-lhe courgette e tb fica fantástica!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!