18.10.13

Bolo de iogurte e mirtilo/ yogurt and blueberry cake


O primeiro bolo que aprendi a fazer, sob o olhar atento da minha mãe, foi este bolo de iogurte. Os créditos da receita vão todos para a ela, sendo que esta foi uma receita que a minha mãe aprendeu em nova, ainda nos dias do colégio, e que guardou religiosamente num caderno com folhas amareladas do tempo. Como gosto de variar, acrescentei os mirtilos e o frosting para um toque decorativo, mesmo com algumas alterações nunca deixa de saber a “casa”!

This was the first cake I´ve ever learned to bake, it was taught to me by my mother. She learned this recipe as a child and kept it in an old note book with yellow pages worn out by the sun. Although the recipe is almost perfect, sometimes I´m in the mood for a change, so I added the blueberries for a fresh flavor and some frosting to make it more elegant. Never the less, it always tastes like home!



Ingredientes // Ingredients:
125gr de mirtilos frescos / 125gr fresh blueberries
125gr de iogurte natural (1 iogurte natural) / 125gr plain yogurt
2 ovos / 2 eggs
100gr de manteiga amolecida / 100gr soft butter
200gr de açúcar / 200gr sugar
1 colher de café de essência de baunilha / ½ teaspoon of vanilla extract
200gr de farinha / 200gr flour
1 colher de chá de fermento / 1 teaspoon baking powder
Glacê Royal // Fosting:
200gr de açúcar em pó / 200gr poder sugar
1 clara de ovo / 1 egg white



Preparação:
1-Bata os ovos com a manteiga e o açúcar. A seguir acrescente o iogurte, os mirtilos e a baunilha e bata novamente. Por fim envolva delicadamente a farinha peneirada com o fermento.
2-Coloque a massa numa forma com buraco no meio untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 20 a 30 minutos. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
3-Glacê Royal: Coloque o açúcar em pó numa taça verta por cima a clara, com uma espátula mexa tudo até obter um creme branco e pastoso (se ficar mais líquido deixe repousar até engrossar, sem que seque por completo).
Decore o topo do bolo com o glacê, decore a gosto.
Guarde no frigorífico até servir.

***

Method:
1-Whisk the eggs with the sugar and the butter, than add the yogurt, the blueberries and the vanilla whisk again. Fold gently the stiffed flour with the baking powder.
2-Tranfer the batter into a middle whole cake tin, greased and sprinkled with some flour. Bake in a pre-heated oven at 180ºC for 20 to 30 minutes. Turn off the oven and remove the cake from the tin, let it cool.
3-Frosting: place the powder sugar in small mixing bowl, pour egg white in top, whisk until you reach a thick white frosting (if it is liquid let it rest for a couple of minutes, don´t let it dry completely)
Top the cake with it and decorate.



14 comentários:

  1. É de louvar um bolo de iogurte que não leva óleo! Recuso-me a colocar óleo nos bolos (antes azeite!!!!) - é uma cena minha, faz-me imensa confusão!

    Portantos, agradeça muito à senhora sua mãezinha, que é uma riqueza só por ter uma receita assim. E olha, apetece-me bolo. No fim de semana vou fazer um, e de iogurte :)

    ResponderEliminar
  2. Que lindo bolo, e deve ser muito saboroso. As receitas que nos são transmitidas pelas mães e avós são sempre as mais preciosas. Adoro as cores, ficou mesmo muito bonito :)

    ResponderEliminar
  3. LINDO, é para decorar, sim?! Porque está mesmo LINDO.
    Deve ser muito saboroso :)

    ResponderEliminar
  4. Que bolinho espectacular :)
    Adoro mirtilos!!! E fica tão lindo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bolo tão lindo!!! Ficou fantástico, eu adoro bolos de iogurte! E com mirtilos é ainda melhor :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Adoro mirtilos e achei o teu bolo maravilhoso.
    A decoração é simples mas esta perfeita
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Minha querida, já tinha saudades de te vir aqui dar um miminho e ver os teus bolinhos lindos :) Este bolo ficou um mimo, lindo e deve ser bem bom com o toque dos mirtilos :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Estes bolos, são os melhores. :)
    Deste-lhe um bonito toque.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. O bolo de iogurte é sempre um sucesso, eu própria adoro fazê-lo quando quero ter a certeza de não falhar numa reunião familiar ou de amigos ! :)
    Esse está lindo, adoro a inclusão de frutas nos bolos e mirtilos é uma escolha mais do que acertada ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Este bolo, além do efeito visual ser espectacular, ainda de ver super delicioso com a combinação de ingredientes que o compõem.
    Bolo de iogurte foi o bolo com que cresci, pois era praticamente o único que a minha mãe fazia e é um bolo que tem sempre sabor a "home"!!
    beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar
  11. Numa palavra delicioso!
    Nunca tinha feito bolos (oops) e fiz ontem o primeiro e escolhi este! Pareceu-me fazível por mim e óptimo! O sabor está maravilhoso mas ficou um bocadinho torto!! Fazer o bolo fiz, o pior foi desenformar... tenho de me dedicar a aprender esse passo... dicas??
    Muito obrigada por partilhares as receitas!

    ResponderEliminar
  12. Um bolo de iogurte nunca falha e se lhe juntarmos fruta ainda melhor! Gostei da introdução dos mistilos e da decoração. Deve ter ficado uma verdadeira delícia!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!