6.9.13

Mousse de chocolate á moda antiga/ Old style chocolate mousse


Desde pequena que via a minha mãe a fazer mousse chocolate para as festas e aniversários. Mais tarde a minha mãe ensinou-me a receita, por sua vez já lhe tinha sido ensinada pela minha avó. Desde que me aventurei neste mundo das cozinhas já aprendi várias de receitas de mousse de chocolate, no entanto, esta continua a ser a minha preferida. Não é uma receita extremamente elaborada, conta com três ingredientes apenas, mas a é sem dúvida a melhor, pois sabe a casa.

I´ve grown up watching my mother preparing chocolate mousse for parties and family gatherings; this recipe has been in our family for three generations, my grandmother taught it to my mother and my mother taught it to me. Since I started my kitchen adventures I´ve crossed other chocolate mousse recipes, some of them much more sophisticated, still my family recipe is my favorite of all; It´s very simple but very rich and every spoon taste like home.


Ingredientes (cerca de 10 unidades):
250gr de chocolate negro
200gr de açúcar
6 ovos
Raspas de chocolate e morangos frescos para decorar

Ingredients (makes 10 portions):
250gr dark chocolate
200gr sugar                                                                                              
6 eggs
Chocolate rasps and fresh strawberries to decorate



Preparação:
1-Derreta o chocolate em banho-maria com 3 colheres de sopa de água.
2-Coloque o açúcar numa taça, verta o chocolate sobre o açúcar e bata muito bem com uma vara de arames.
3-Separe as claras das gemas. Introduza as gemas uma a uma no preparado de chocolate, bata muito bem entre cada adição para não cozer os ovos.
4-A seguir, bata as claras em castelo bem firmes. Envolva delicadamente as claras no preparado até estarem bem misturadas.
5-Decore com morangos e raspas de chocolate. Leve ao frio até servir

Method:
1-Metl the chocolate with 3 tablespoons of water in a double boiler.
2-Place the sugar in a mixing bowl and pour the melted chocolate on top, whisk well.
3-separete the egg whites from the yolks, then add the yolks one by one into the mix. Make sure you whisk in every yolk addition otherwise you can cook the yolks.
4-Beat the whites until you reach firm and consistent picks, fold gently the whites into the chocolate batter, mix until it all come together.
5-Decorate with the chocolate rasps and the fresh strawberries. Keep it in the fridge until serving.




***
Estas fotografias lindas são da autoria da Raquel Gomes
Lovely pictures by Raquel Gomes






21 comentários:

  1. Hum...não há nada como a mousse de chocolate caseira. É uma maravilha! A receita que a minha mãe me ensinou é parecida com a tua... :)
    As fotos estão lindas!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. A minha mãe também tem um receita infalível para mousse de chocolate e que é a minha mousse preferida. Normalmente adiciono um cálice de vinho de porto, rum ou brandy, fazendo dela uma mousse para adultos. Um dia tenho que partilhar a receita de mousse da minha mãe :D

    ResponderEliminar
  3. Uma boa mousse de chocolate é sempre sucesso garantido

    ResponderEliminar
  4. Uma mousse mesmo caseirinha e sendo receita de família, é como diz o ditado, em receita perfeita não se mexe!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. As fotografias estão perfeitas :)
    A mousse está óptima! Receitas de família ainda têm um sabor mais especial!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Nada como uma mousse de chocolate para deixar o nosso dia mais feliz!!
    Delícia de mousse e lindas fotos!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Exatamente! Para mim é esta mesmo a verdadeira musse de chocolate. Mesmo se não fosse intolerante à lactose, não me convenceriam com musses de chocolate que levam manteiga, leite, natas. Três palminhas para a musse de chocolate comme il faut!

    ResponderEliminar
  8. Receitas assim, passadas de mãe para filha são as melhores.Gostei demais da simplicidade dessa mousse.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  9. A mousse é daquelas sobremesas que despertam sentimentos imediatos e a mim põem-me logo a sorrir e a desejar meter a colher :) Muito boa
    Um abraço
    Ana

    ResponderEliminar
  10. podes crer! não há nada como uma mousse de chocolate à antiga, principalmente se for feita com uma tablete de pantagruel ;)

    ResponderEliminar
  11. Adoro a tradicional receita de mousse de chocolate, nunca falha :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Boa receita e as fotos estão bem à altura ;)
    Beijinhos,
    Inês

    ResponderEliminar
  13. eu sou um bocado anormal, mas a mousse caseira enjoa-me, só gosto da instantânea. ahhh! e de mousse de óreo, yummy yummy!!!

    ResponderEliminar
  14. Simples e delicioso! Por acaso há já bastante tempo que não faço...agora apetecia-me uma tacinha!
    Beijinhos

    Sílvia Martins

    ResponderEliminar
  15. Apesar de ser uma sobremesa sem grandes complicações é uma das minhas preferidas, adoro comer um saborosa e caseira mousse de chocolate, ficou tão feliz :D Agora comia uma dessas tacinhas :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Versão clássica e tão saborosa !
    Gosto de variar, mas não há amor como o primeiro ! :)
    Está linda !

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Também é a minha receita de mousse preferida, fica com um sabor forte a chocolate, mas é tão bom. Há quem não goste, mas eu adoro. E a tua ficou com óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  18. E estas à antiga é que são mesmo boas :)
    K aspecto maravilhoso!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Eu faço desde sempre esta receita, mas com uma variante. Não uso açúcar algum e em vez das 3 colheres de água, ponho 3 colheres de leite.....Deliciosa, mas desde já aviso que é uma mousse de chocolate bastante forte, pois o sabor a chocolate, é bem marcante....é uma receita para os 'amantes de chocolate preto'......:-)

    ResponderEliminar
  20. Para quem adora mousse de chocolate, qualquer uma é bem-vinda! Mas com sabor a casa só há mesmo uma, aquela que tem um sabor diferente de todas as outras 😍 E mesmo feita da mesma maneira, o sabor não é o mesmo! Basta ser outro chocolate!
    Levo duas, sim duas tacanhas destas ☺️☺️
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!