8.9.15

Algumas dicas para fazer um bolo perfeito














































Posso não saber fazer muitas coisas bem mas considero-me uma espécie de especialista no que toca a bolos, desculpem a falta de modéstia. Para além de ter estudado pastelaria já fiz centenas de bolos, não há melhor professor do que a experiência. Ao fim de alguns anos de experiencias falhadas e resultados positivos aprendi umas dicas que acho que podem ajudar quem estiver com ideias de fazer um bolo nos próximos tempos.


*A meio da cozedura é sempre boa ideia rodar as formas, por melhor que seja o forno é normal que alguns pontos de calor sejam mais fortes que outros, desta maneira torna-se mais fácil obter um resultado uniforme. 

*Usar a forma correta, ou melhor usar a dimensão correta para a quantidade de massa é essencial para um bolo perfeito 

*Untar muito bem a forma, com especial atenção às extremidades e junções, para que o bolo desenforme sem percalços, além disso desenformar enquanto está quente nunca é uma boa ideia. 

*Antes de levar a forma ao forno levantar e deixar cair a forma na superfície de trabalho com alguma convicção, assim a massa espalha-se uniforme. 

*Para uma massa extra fofa o melhor é recorrer a batedeira eléctrica, quanto mais tempo bater os ovos e/ ou manteiga mais ar entrará na massa e mais fofo ficará o bolo.

1 comentário:

  1. Muito boas dias!! Bastante importantes para obtermos um bom bolo!

    Daniel | http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!