29.11.12

Bolo de morangos e chantilly/Strawberries and whipped cream cake


Gosto de pensar que ao fim-de-semana e nos dias de festa as calorias não contam, é uma espécie de terreno neutro, a Suíça de qualquer dieta ou regime alimentar. Só posso acrescentar que este bolo não contém manteiga…e mais não digo!

I like to think that in the weekends and holiday’s calories don´t count is a sort of neutral territorial, the Switzerland of diets. I just might add that this cake is butter-free…and leave it to that!

28.11.12

Tarte de salmão e azeitonas pretas

Depois do stress, do trânsito (o trânsito no Porto tem andado impossível) e da confusão, nada melhor do que relaxar na companhia de uma fatia de tarte de salmão e azeitonas…talvez duas fatias!

Ingredientes (6 a 8 doses):
2 postas de salmão
150gr de azeitonas pretas sem caroço
200 ml de natas
4 ovos
100 gr de farinha
2 a 3 ramos de cebolinho picado
Sal grosso e pimenta preta a gosto
1 base massa quebrada (receita aqui )


Preparação:
1-Coza as postas de salmão em água com uma pitada de sal grosso. Depois de cozidas, desfaça-as com a ajuda de um grafo. Corte as azeitonas em rodelas.
2-Coloque numa taça as lacas de salmão, as azeitonas e as natas mexa tudo muito bem.
3-Á parte, bata os ovos e acrescente ao preparado juntamente com sal, pimenta moída e o cebolinho picado. Mexa tudo muito bem. Por fim, envolva delicadamente a farinha.
4-Forre uma forma tarteira com a massa quebrada e recheie com o preparado. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos.

27.11.12

Essência Gourmet


Durante quatro dias decorreu num dos edifícios mais bonitos da cidade do Porto, o Palácio da Bolsa, a Essência Gourmet. Basicamente uma mostra de novos produtos e tendências na área gastronómica e vinícola. Aqui fica o meu diário fotográfico:







26.11.12

Rolo de carne folhado


Quando penso em comida reconfortante penso em rolo de carne, em qualquer forma de rolo de carne, mais ou menos elaborado, com muitos ou poucos sabores extra.  Para além de que o rolo apela a uma refeição de partilha, com família ou amigos, e é sempre bom juntar pessoas á volta de uma mesa.

Ingredientes (para 1 rolo):
500gr de carne picada de bovino
1 alho-francês finamente picado
2 colheres de sopa de vinho branco
1 colher de sopa de farinha
1 ovo +1 gema
275 gr de massa folhada
Sal grosso e pimenta preta moída q.b.
Rosmaninho seco q.b.
Sementes de sésamo para decorar



 
Preparação:

1-Coloque numa taça a carne picada, o alho-francês, o vinho, o rosmaninho, o sal e a pimenta. Misture tudo muito bem.

2-Bata o ovo ligeiramente e junte ao preparado, mexa bem. De seguida, acrescente a farinha e a mexer bem, de forma a todos os ingredientes ficarem bem misturados.

3-Estenda a massa folhada num rectângulo. Distribua o preparado da carne sobre a massa folhada. Enrole, de forma a formar um cilindro, feche os lados e coloque o rolo num tabuleiro de ir ao formo (com o trespasse da massa virado para baixo, para que não se abra durante a cozedura).

4-Pincele com a gema de ovo e polvilhe com sementes de sésamo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 30 a 40 minutos.
 

23.11.12

20.11.12

Quiche de bacalhau e couve...já cheira a Natal

{uma reviravolta na tradição com uma quiche rica em sabor natalício, que pode ser servida como entrada ou parte de um prato principal}



Ingredientes (para 1 tarte): 
1 base de massa folhada
1 cebola
½ pimento vermelho
½ couve coração
2 postas de bacalhau
250ml de molho bechamel
2 ovos
150gr queijo mozzarella
1 colher de sopa de salsa seca
Fio de azeite
Sal e pimenta branca a gosto
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Salsa seca para polvilhar


Preparação:
1- Após lavar e retirar o caule da couve, corte-a em tiras finas no sentido horizontal. No mesmo tacho coloque a couve e o bacalhau e coza a lume alto, aproximadamente 10 minutos.
2- Retire do lume e escorra bem. Desfie o bacalhau, certifica-se que fica ausente de espinhas e sem pele.
3- Numa sertã ou wok, coloque a cebola picada e o pimento partido em cubos pequenos. Regue com um fio de azeite e deixe refogar.
4- A seguir, acrescente a couve, o bacalhau desfiado e deixe refogar mais um pouco.
5- Junte o molho bechamel e mexa bem, de forma a formar uma pasta. Coza até ferver.
6- Retire do lume e passe o preparado para uma taça. Adicione o queijo mozzarella, a salsa e misture (o queijo vai fundir-se no preparado).
7- Bata os ovos á parte e introduza-os em fio mexendo continuamente. Se necessário tempere com sal e pimenta.
8- Forre uma forma tarteira (de preferência de fundo amovível) com a base de massa folhada. Cubra com o recheio, espalhando uniformente.
9- Polvilhe com queijo parmesão e salsa. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.
Deixe arrefecer totalmente antes de desenformar.

19.11.12

Sopa de beterraba


Por norma, as sopas são pouco atraentes e até um pouco aborrecidas, independentemente do sabor. Esta sopa é a miss universo das sopas, bastante sexy e até um bocadinho excêntrica, e o mais importante: muito saborosa (para quem gosta de beterraba, claro!)

16.11.12

Pataniscas de curgete e bacon {bimby}


Quando tinha 21 anos fiz uma viagem pela europa com pouquíssimo dinheiro e a tentar visitar o máximo de sítios possíveis. Escusado será dizer/escrever que passei a viagem toda a comer comida de lata e pão. Uma tarde, nas escadas do Sacré Coeur (Paris), enumeramos os pedidos gastronómicos que iriamos fazer às nossas mães quando chegássemos a casa, o primeiro da minha lista: Pataniscas com arroz de tomate.



Ingredientes (cerca de 20 pataniscas):
1 curgete
400gr de bacon em tiras
1 cebola
25 gr de salsa
4 ovos
350gr de farinha
300 gr de água
Sal grosso a gosto
Óleo para fritar


Preparação:
1-Corte a curgete em cubos, pique a cebola e a salsa. Reserve.
2-Coloque no copo os ovos, a farinha, a água e uma pitada de sal grosso. Programe 2 min., vel.5.
3-Terminado o tempo junte o bacon, a curgete, a cebola e a salsa. Envolva 20 seg., vel.3.
4-Frite em óleo bem quente ( para saber se o óleo está bem quente molhe um palito ou um pedaço de pão no óleo, se borbulhar está pronto.)
*Comentário: Para fazer pataniscas de tamanho normal, use como medida uma colher de servir. Para fazer pataniscas mais pequenas use como medida uma colher de sopa.
*Notas de conservação: pode congelar a massa das pataniscas.

15.11.12

Nostalgia: Feira da Vandoma



Quando penso na Feira da Vandoma penso em nostalgia...as memórias dos objectos que por lá se vendem, a história do espaço e do rio e algumas manhãs da minha adolescência a comprar e a a vender tralha (no sentido carinhoso, claro!)
Mais informações sobre a Feira da Vandoma aqui

14.11.12

Tarte de coco


Sempre gostei de doces com coco, não só pelo sabor mas também pela textura. Apesar de embalagens de coco ralado que se encontram á venda não serem (nem um pouco) exóticas, gosto de pensar que estou a dar um toque tropical a uma sobremesa usando coco… mesmo que este venha de uma embalagem sem graça de plástico.

Ingredientes (para 8 a 10 fatias):
1 base de massa quebrada (receita aqui)
400 gr de coco ralado
300 gr de açúcar
50 gr de farinha
Raspa de 1 limão
6 ovos
Decoração:
3 a 4 colheres de sopa de compota de morango
Coco ralado para polvilhar

Preparação:
1-Numa taça misture os ingredientes secos: o coco ralado, o açúcar, a farinha e a raspa do limão.
2-Introduza os ovos, um a um, amasse bem entre cada adição. No final deverá obter uma massa compacta.
3-Forre uma forma tarteira, de fundo amovível, com a massa quebrada, Recheia com o preparado de coco.
4-Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC cerca de 25 a 30 minutos. (coloque a tarte abaixo do meio do forno).










13.11.12

Hambúrgueres caseiros assados


{hambúrgueres em versão slow food}

Ingredientes (8 a 10 hambúrgueres): 
1 cebola
1 maçã reineta
500gr de carne de bovino
1 ovo 
1 colher de sopa de pão integral (mais 1 chávena para panar)
1 colher de sopa de tomilho seco
Sal grosso a gosto
Pimenta preta moída a gosto


Preparação:
1-Pique a cebola muito fina. Com um ralador, rale a maçã com casca até chegar ao caroço.
2-Numa taça coloque a carne picada, a cebola picada, a maçã ralada, o tomilho, o sal e a pimenta preta. Misture tudo muito bem.
3-Á parte bata o ovo e junte ao preparado, volte a mexer tudo muito bem. Por fim, acrescente o pão ralado e misture de forma a engrossar um pouco a massa. Deixe a massa a repousar entre 30 minutos a 1 hora tapada com película.
4-Com as mãos molde os hambúrgueres, de seguida passe-os por pão ralado. Coloque-os num tabuleiro de ir forno forrado com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC entre 30 a 40 minutos.



12.11.12

Morangos com iogurte grego e mel/ Strawberries, greek yogurt and honey

Uma combinação muito simples para o pequeno-almoço…ou brunch, ou sobremesa, ou lanche…na verdade qualquer hora do dia é boa desculpa para comer esta combinação.

A simple treat for breakfast…brunch, dessert or snack…actually any time of the day is a good excuse to eat this healthy sweet.



8.11.12

Chocolate quente


{uma bebida muito confortante para saborear antes de ir para a cama ou para apreciar num serão no aconchego do lar, especialmente delicioso se chover ou fizer frio fora de casa}

7.11.12

Era uma vez um bolo…

O cake design, ou por outras palavras, bolos decorados com pasta de açúcar ou outro material semelhante que ilustram e reproduzem a imaginação do criador, é um trabalho que passa as barreiras da pastelaria.

Estive a falar com a Andreia ( Andreia Pinto Cake Designer) e a criadora de era uma vez um bolo... e conversamos sobre alguns aspectos da decoração de bolos.

Andreia Cake Designer from Eduarda Pinto on Vimeo.




As dicas da Andreia:

1-para a decoração de bolos o ideal é usar bolos mais resistentes, como bolos amanteigados. Bolos leves e areados, tal como o pão-de-ló não resultam.
2-A pasta de açúcar é fácil de trabalhar e com melhores acabamentos, um resultado mais homogéneo. No entanto, a massapão também é bastante usada, mas é mais difícil de trabalhar.
3-Usar bons ingredientes e algum material especializado, o mais importante: rolo indicado para decoração de bolos e não um rolo de madeira. Com ferramentas o trabalho é mais rápido
4-Usar a imaginação para criar as próprias ferramentas, pois comprar material especializado pode ser muito dispendioso, Como exemplo: tubinhos de pintarolas podem ser usados como cortantes.
5-Ser paciente e experimentar bastante. Muitas vezes, o trabalho não resulta bem á primeira, nem á segunda…e nem á terceira, o importante é não desmotivar e procurar informação. Existe bastante informação disponível na internet e em livros.

Obrigado Andreia!



6.11.12

Salada de romã, couscous e queijo feta

{romã ao contrário é amor}


Todos temos pequenos vícios, eu consigo passar horas a ver programas de culinária (sou a única que acho que o food é o melhor canal de televisão?). Já há alguns anos atrás, aprendi este truque para descascar romã num programa de culinária, e desde então a minha vida, no que toca a descascar romãs, mudou! Acabaram-se os dedos amarelos e tempos intermináveis para comer meia dúzia de sementes.




1 romã
150gr de couscous
150gr de beringela (equivalente a uma beringela pequena)
150gr de bacon
100gr de rúcula
200gr de queijo feta


Preparação:
1-Coza o couscous (conforme as instruções da embalagem) com água temperada com sal e azeite. Escorra e reserve.
2-Corte a beringela e o bacon em tiras, coloque-as numa frigideira, sem gordura, e salteie em lume alto durante alguns minutos, de forma aficarem crocantes.
3-Descasque a romã e parta o queijo feta em cubos.
4-Coloque tudos os ingredientes numa taça ou travessa, tempere com azeite, vinagre balsâmico, sal e pimenta e está pronta a servir.







5.11.12

Creme de ervilhas e manjericão


Quando o frio aperta, e nos últimos dias o Porto arrefeceu imenso, gosto sempre de ter sopa em casa. Sabe mesmo bem um prato de sopa bem quente…
Para Inês A.

3.11.12

humus com iogurte


{Não há festa ou jantar que se preze que não tenha um paté ou pasta acompanhar com pão e tostas} 

Ingredientes:
400gr de grão-de-bico cozido (fresco ou de lata)
1 iogurte natural escorrido
Sumo de 1 limão
4 dentes de alho descascados
40 gr de azeite
Pitada de sal grosso
Pimenta branca
Decoração: Sementes de sésamo tostadas



Preparação:
1- Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou numa liquidificadora, bata em velocidade média, até formar um creme.
2- Leve ao frigorífico até servir, decore com as sementes de sésamo e acompanhe com tostas ou pão.








2.11.12

Crumble de pera com muesli/ Pear muesli crumble



Existe um restaurante nos Estados Unidos que todos os pratos servidos, desde entradas, pratos principais, sobremesas e até bebidas, são compostos por cereais de pequeno-almoço. A mim esta ideia parece-me muito bem, já que desde pequena, que sou uma grande consumidora destes cereais. No entanto, agora na fase adulta tento fugir dos que aparentam ser demasiado açucarados e artificias. Portanto, passei a optar pela granola e muesli, aparentemente mais saudáveis e óptimos para misturar com fruta e lacticínios.

I heard that there is a restaurant in the United States that all dishes served from starters, main courses, desserts and even beverages, are made up of breakfast cereal. To me this sound like me kind of place because I just love breakfast cereal. However, now as an adult I try to run away from the sugary and artificial ones. So I prefer to eat granola and muesli instead, apparently they are much healthier and great to mix with fruit and dairy products.


Ingredientes (para 4 a 6 doses):
6 peras
150gr de muesli
50gr de manteiga
2 colheres de sopa de farinha
1colher de sopa de açúcar

Preparação:
1-Descasque as peras e parta-as em pedaços. Coloque os pedaços numa tarteira ou tabuleiro pequeno (próprio para ir ao forno).
2-Triture o muesli até ficar reduzido a uma espécie de farinha. Numa taça coloque todos os restantes ingredientes, com as mãos amasse até obter uma pasta esmigalhada.
3-Coloque o preparado sobre as peras e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC entre 15 a 20 minutos.

***

Ingredients (4 to 6 portions):
6 pears
150gr muesli
50gr butter
1colher tablespoons sugar
2 tablespoons all-purposed flour

Method:
1-Peel the pears and cut them into pieces. Place the pieces on a pie tin or small baking tray.
2-Blens the muesli until reduced to a powder like form. In a bowl place all remaining ingredients, knead with your finger.
3-Place the mixture into the pears and bake in preheated oven at 190 º C between 15 to 20 minutes




*Sugestão: Acompanhe o crumble com natas batidas, iogurte grego, gelado ou compotas.
*Suggestion: serve the crumble with whipped cream, greek yogurt, ice cream or jam.